top of page
  • Writer's pictureJosé Silva Junior

Hobbies e lazer para os longevos

Você sente que tem muito tempo livre? Então que tal ter um hobbie?


O hobbie ou passatempo pode ser definido como uma atividade de entretenimento que uma pessoa desenvolve sozinha ou coletivamente.



Atividades em grupo trazem o benefício da troca de experiências proporcionando mais plenitude e bem-estar para o dia a dia dos prateados. E esse bem-estar está ligado diretamente a resultados positivos na saúde e qualidade de vida.


O lazer é extremamente importante, tanto para o corpo quanto para a mente, ter práticas que deem prazer para viver é essencial para todas as idades, mas, principalmente, para os 60+.


Algumas opções de hobbies são: praticar atividades físicas, artesanato, cozinhar, meditar, dançar, ler, aprender a tocar um instrumento musical, se dedicar à jardinagem e viajar.


O lazer ajuda a trazer distração e movimento para a vida, muitas vezes é ele quem vai minimizar a tristeza, solidão e a saudade, além de possibilitar a interação social e a aprendizagem de novas habilidades, mantendo a mente ativa.


Pessoas que dedicam tempo a hobbies têm os seguintes benefícios: são mais motivados motivação, recuperam um propósito para a vida, aumenta a criatividade e a qualidade de vida, lidam melhor com o estresse, têm autoestima mais desenvolvida, melhor memória e qualidade do sono.


Para os longevos que se dedicaram muito ao trabalho e à família, esse é o melhor momento para dedicarem-se a si mesmos e curtirem a vida!


Ao escolher um hobbie leve em consideração alguns aspectos como o quanto ele irá fazer você se mover física ou mentalmente, ser desafiador,, o quanto ele irá demandar a sua atenção e envolvimento afetivo (sim, você ser apaixonado por aquilo que faz) e o quanto você irá aprender algo novo com ele.


E você já tem um hobbie? Ou um que esteja planejando iniciar? Conta pra gente aqui no canal.


Comments


bottom of page