top of page
  • longidade22

Beleza e Maquiagem para Pele Madura

Na era digital, onde cada vez mais é fácil aprender a se maquiar com a internet, ainda há uma distinção, ou tabu, sobre a pele madura. Mas afinal o que é a pele madura?



O termo pele madura, como conceito, é a pele caracterizada por conter: rugas, flacidez, manchas solares, aspecto menos viçoso, ressecamento, telangiectasias (pequenos vasos avermelhados), queda da sobrancelha e da ponta nasal, alongamento das orelhas, queixo e nariz, perda de volume na testa e até coloração mais amarelada. Especificamente, a face madura ainda apresenta achatamento das “maçãs do rosto”, marcação das olheiras, perda de volume além da testa, também nas têmporas, no queixo e do contorno facial. Ou seja, ocorre a perda do “aspecto de curvas da juventude”, ocasionada pela falta e ou redistribuição de gordura, remodelamento ósseo e muscular.


Misericórdia! Ao ler isso fico assustada porque as únicas imagens que surgem na minha mente são de mulheres. Afinal, a pressão estética contra o envelhecimento bombardeia incessantemente o público feminino. Procedimentos estéticos, produtos com o apelo “anti-aging”, colorações de cabelo e maquiagem sempre com mulheres em suas mensagens.


Geralmente, uma pele é considerada madura entre os 40 e 50 anos porque é por volta dessa idade que há mudanças fisiológicas significativas. Nas mulheres, a chegada da menopausa é um marco importante, pois é quando acontecem as maiores transformações no organismo e na pele, devido às alterações hormonais e menor capacidade de repor proteínas importantes.


A representatividade da mulher madura nas campanhas de beleza ainda é escassa, ao ponto que não é possível cravar uma idade como marco da vida de uma mulher e de que sua pele agora é uma pele madura. Um exemplo é assumir o cabelo grisalho e a diferença de símbolo entre um homem grisalho e uma mulher grisalha. Uma pesquisa realizada com brasileiras ao longo de cinco anos com a finalidade de analisar as motivações para assumir os grisalhos, o sociólogo Carlos Fialho e a pedagoga Tatiana Miranda indicam alguns dos temas que norteiam a decisão dessas mulheres: liberdade, confirmação de uma nova identidade, surgimento de novas formas de beleza, reivindicação por decidir sobre seu próprio corpo e cabelos. O resultado dessa pesquisa foi divulgado no livro digital "Grisalhas- Liberdade e Identidade Feminina" e no documentário “Grisalhas” de 2019.


Esse movimento de “grisalhar” se intensificou na pandemia aqui no Brasil. Com o isolamento forçado, uma nova vertente crescia nas redes sociais: o das mulheres que passaram a deixar os cabelos grisalhos e faziam questão de exibir o novo visual (e todos os dilemas dessa decisão, como a difícil transição capilar e as justificativas para seu entorno social).



Nos tutoriais de maquiagem difundidos na internet já existem alguns destinados à “maquiagem para pele madura”, alguns deles feitos por influenciadores digitais de faixa etária 30+, mas a presença da faixa etária 40+ ainda é baixa, se subir esse número então, esquece! É como se achássemos que envelhecer é assumir o estereótipo de “vovó Palmirinha que não se maquia”, logo não precisa ter conteúdo para a tida “melhor idade”.


Em contrapartida, digo como maquiadora, que meu maior público de alunas das aulas de automaquiagem é o de pele madura. Ufa! Um alívio de leitura nesse texto.


A pele madura exige algumas técnicas e cuidados antes e durante a maquiagem. Até porque, pele madura não se trata apenas de idade, ela é um estado. Se a pessoa fumar muito, tomar muito sol, dormir pouco, por exemplo, a pele acaba ficando com uma condição madura, independentemente da idade.



Uma boa preparação de pele é a etapa mais importante da maquiagem. Pele madura exige cuidados mais específicos.


Preparação de pele e 4 passos:


1 – Limpeza: você pode optar por lavar com um sabonete neutro de rosto, e usar uma água micelar. A água micelar é um produto perfeito nessa etapa, ajudando a remover as impurezas e excesso de oleosidade, sem deixar a pele desidratada. Esse produto é multiuso porque limpa, demaquila e também dá a sensação de tonificar a pele.


2 – Cuidando dos lábios: se seus lábios forem ressecados ou parecer que “criam casquinhas de pele”, o primeiro passo é esfoliar com esfoliante específico para lábios para tirar todas as células mortas e partir para a hidratação deles. Depois de esfoliar, use um hidratante labial, ou balm labial para finalizar. Assim os lábios ficaram hidratados para receber o batom na hora de maquiar. Dica: deixe uma camada grossa de hidratante, para os lábios irem absorvendo bem durante todo o processo de preparação de pele.


3 – Hidratação: Por se tratar de pele madura, vale lembrar que há a tendência de ser mais seca. Isso serve para todas as áreas do rosto. Muitas pessoas esquecem que hidratar a área dos olhos é mega importante. Quem nunca passou um corretivo que craquelou inteiro? Isso acontece por conta da falta de hidratação com essa área. Então, escolha um hidratante específico para a área dos olhos e aplique no local. E como a área dos olhos, o rosto todo precisa ser hidratado. Escolha um hidratante de sua preferência e aplique no rosto. Mas, tenha em mente que o hidratante escolhido deve ser um que ajude a repor água que está faltando na pele. Se julgar necessário, pode acrescentar algumas gotinhas de óleo facial nessa etapa para potencializar efeito hidratante.


4 – Primer: o primer ajuda a deixar a pele ainda mais lisinha e a diminuir os poros por dar aquele disfarce ótico. Essa etapa não é obrigatória, mas se for maquiagens para foto e vídeo é interessante.


Agora que você entendeu a importância da preparação de pele para pele madura, vamos para dicas com produtos ideias para maquiar a pele madura.


Para escolher a base adequada deve ser levado em consideração a sua textura, é mais fácil pensar em base como tinta de parede, assim é mais didático pensar na textura e acabamento. Texturas viscosas, acetinadas, leves, creme ou em gel são as ideais. Essas texturas não marcam, entram bem nas linhas finas e não vincam.


Já a base matte (acabamento fosco ou opaco) deve ser evitada para pele madura, porque esse tipo de acabamento acaba tirando toda a hidratação e visco que a pele madura necessita. Já se tratando de corretivo, a textura líquida é a ideal para a pele madura.


Um excelente produto para maquiagem também é o BB Cream. O “Beauty Balm” ou “Bálsamo da Beleza” é um produto multifuncional que hidrata, protege, ilumina e uniformiza a pele de forma natural. Por isso é muito bem aceito pelas diversas peles, inclusive a pele madura, por poder substituir a base e o primer em um único produto. Atualmente, existem muitas opções de BB Cream no mercado, inclusive com fatores de proteção solar, e cada uma possui suas particularidades, mas que agrada especialmente pela praticidade que oferece!


Na hora que maquiar, as sobrancelhas fazem toda a diferença. Normalmente, pessoas mais maduras acabam tendo sobrancelhas mais ralas, então a dica é criar pelinhos com a maquiagem. Então, escolha um lápis da cor próxima ou igual a sobrancelha, e preencha com esse lápis, fazendo movimentos para cima como se estivesse desenhando pelos. Além disso, para dar volume para essa sobrancelha, pode-se usar uma sombra. Preencha com a sombra toda a sobrancelha.


Os olhos de pessoas com pele madura, geralmente são olhos mais flácidos, e mais caídos, então não é qualquer sombra que valoriza esse tipo de olho. Na hora de escolher a sombra para a maquiagem, tenha em mente que: Tudo que brilha realça e tudo que escurece disfarça. Sombras mais brilhantes, como as com glitter, deixa ainda mais aparente as linhas e as texturas. Então, opte por sombras compactas e acetinadas, que prometem brilho, mas sem marcar. A dica para valorizar os olhos, é fazer um esfumado marrom clássico. Não esqueça da máscara de cílios, que ajuda ainda mais a valorizar o olhar.


Contorno e iluminador são produtos muito utilizados em foto e vídeo justamente por visualmente devolver os relevos da pele. Para o contorno para pele madura, a dica é: Ser feito apenas na região do maxilar, para disfarçar a pele um pouco mais flácida e levantar ainda mais o rosto. E ao escolher o produto para fazer o contorno, opte por textura cremosa. Agora, para o iluminar em peles maduras, escolha entre a textura liquida ou cremosa, que não marcam as linhas de expressão.


Já o Blush, também escolha os cremosos, porque esses produtos tendem a durar mais na pele, além de trazer o viço que a pele madura necessita. E a dica para aplicar é: Basta sorrir e aplique na bochecha. Sei que as referências da década de 80 (principalmente a abertura do programa dominical Fantástico) além da maquiagem da Rainha Elizabeth II tem como característica aquele blush mais na lateral do rosto, se alongando até a lateral dos olhos. Mas lembre-se que, ao ficarmos “emocionadas”, o rosto fica corado na frente, bem onde ficam as “maçãs do rosto”.


E por último, mas não menos importante na maquiagem, os lábios! O truque para passar batom e eles durarem é fazer o contorno com lápis nos lábios inteiros.


Depois, aplique o batom escolhido por cima. Você pode também utilizar um pouco de iluminador por cima e depois o batom novamente. Essa camada ajudará a dar mais volumes paras os lábios e ainda selar o produto de baixo.

Importante ressaltar que falei aqui de produtos de maquiagem, cosméticos. Para tratamentos de pele, procure sempre o seu dermatologista.


Maquiagem é uma arte muito ampla, mas prefiro pensar como uma forma de expressão. Para alguns, um batom é apenas um batom. Mas para outros, é uma fonte de força, criatividade e expressão. Minha mãe mesmo me dizia que toda mulher deveria ter um “batom vermelho para vestir coragem”.

Engraçado encarar o tão temido envelhecimento resultando na “melhor idade”. Gosto de pensar em pele madura com a descrição de minha professora de cosmetologia, Vânia Rozan, da escola de beleza Liceu de Maquiagem, ela diz bem assim nas aulas: "Pele madura é aquela que tem mais texturas. Aquelas linhas denominadas de bigode chinês, das muitas gargalhadas e sorrisos vividos. Aquele código de barras dos muitos beijos e amassos, aquelas linhas ventríloquas de tanto explicar que o feminismo é bom para todes, família sociedade e países, que não é sobre ser contra os homens, é sobre estarmos juntos e que aquela papada flácida vem do jogo de cintura diário que temos que ter para dar conta de equilibrar todos os pratos. Se você fica indignada e franze a testa com o que acontece em Brasília, no seu bairro ou nas redes com as piadas machistas, misóginas ou racistas, as marcas estarão lá. Então amores as texturas vêm do viver, elas contam a nossa história e isso é incrível. Eu tenho orgulho das minhas e você?".


Encerro aqui desejando envelhecer plena, usando o batom vermelho que minha mãe tanto falou e maquiadíssima como minha querida professora Vânia, ou “Mama Rozan” para os mais íntimos.


Natália “Alva” R. N. Perin Farmacêutica e Maquiadora @nataliaalva @farma.holistica



Comments


bottom of page