Entre as necessidades básicas do ser humano está a comunicação, por isso os relacionamentos são bons em qualquer estágio da vida, principalmente para as pessoas com 60 anos ou mais.
Se relacionar com os outros é uma das mais significantes e importantes experiências que precisamos para sobreviver e prosperar, pois pessoas que cultivam bons relacionamentos tendem a ter melhor saúde mental e cardiovascular, além de um melhor funcionamento imunológico e desempenho cognitivo.
Isso acontece porque nos comunicar ajuda a acalmar nosso sistema de resposta ao estresse, os laços saudáveis entre os indivíduos os protegem de frustrações e ainda retardam o aparecimento de doenças degenerativas.
Além da companhia, nos relacionamentos as pessoas procuram se completar, mas em alguns casos pode acontecer a divergência de opinião sobre alguns assuntos, porém, quando há respeito, isso pode ser benéfico pois ajuda ver a vida por um ângulo diferente.
Participar de grupos de amigos, seja aqueles de caminhada, do bingo, de viagens, de dança de salão, ou até mesmo de alguma atividade mais radical (por que não?!) são algumas opções que os longevos podem escolher para se afastarem do isolamento e do sedentarismo.
Nessa fase da vida também é possível encontrar o amor, muitos longevos passam pelo divórcio ou perda do(a) companheiro(a) e o namoro é uma ótima forma de resgatar o autocuidado, proporcionar mais segurança e confiança, além de possibilitar uma companhia constante para dividir alegrias e tristezas.
É possível que a família não aprove os relacionamentos amorosos e para resolver essa questão é preciso bastante paciência e autonomia de que está fazendo a escolha certa. Ir com calma em cada etapa do relacionamento e mostrar que está feliz são as melhores formas de tentar alcançar o apoio e aceitação.
Apesar de o medo da solidão ser legítimo, é importante lembrar que nem todas as relações precisam ser, necessariamente, românticas. As amizades também são fontes de amor e são essenciais para o bem estar de qualquer pessoa.
Confira as vantagens de ter um relacionamento na longevidade:
Evita a solidão
Aumenta a socialização
Melhora a autoestima
Evita o sedentarismo
Aumenta o bem estar
Melhora a comunicação
Ajuda a prevenir a depressão
Aumenta a vontade de viver
Não devemos esquecer que nós humanos só chegamos até onde chegamos em termos evolutivos por nossa capacidade de vivermos em grupo, ou seja, socializar é uma necessidade natural nossa.
Então aproveita e conta pra gente o que achou desse artigo e compartilha com as pessoas com quem você se relaciona.
Comments